Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Recortes - Cristo e Paisagem



Quadro Africa:
Adaptação do plano disponível, utilizei a espessura da lâmina para dar o efeito da sobreposição dos galhos/folhas na árvore (linhas na copa)
Compensado 4 mm, tingido cor canela na borda, com fundo em lâmina de madeira envernizada.
Ainda sem moldura


Quadro Cristo:
Compensado 4mm tingido cor mogno, fundo de MDF com imitação de madeira escura.
Ainda sem moldura, falta cortar o fundo no tamanho certo

Como é a primeira postagem sobre algum recorte vou ser mais detalhista sobre o processo.

Utilizei compensado de 4 mm, deixando margem para a futura moldura, lixei até grão 500.

Para colar o papel, utilizei cola branca em bastão. Geralmente, é recomendável usar a colar spray, sendo o preço bem mais elevado. Utilizar colar branca tradicional, além de deixar o papel molhado demais, demora a secar. A dica é sempre colocar a cola no papel, se colocar na madeira, vai ser bem difícil retirar o papel depois..

Depois de colado, fura-se todos os acessos para a passagem da lâmina. utilizei a marca Olson e Flying Dutchman #2/0 para os detalhes e #7 para o contorno e cortes retos. (tendo dificuldade em encontrar lâminas boas, essas, de qualidade internacional,  podem ser adquiridas na aba venda do blog)

Ao passar a lâmina, tem que prendê-la e ajustar a tensão e velocidade para o corte.

Quanto a velocidade, uso bem devagar, pois alem da madeira ser fina, gosto de ter bastante controle. A tensão na lâmina é muito importante, deixo bem tensionada, de forma que nao flexione durante o corte, mas tensionar demais, pode quebrar....estes são dois ajustes que varia de pessoa por pessoa. Eu, particulamente, gosto de muito tensionada e bem devagar.

A lâmina dura bem, se utilizar uma de boa qualidade, NÃO quebra fácil.

Feito isso, agora é recortar primeiro os detalhes menores, aqueles mais difíceis de fazer e onde o esforço na madeira será maior.

Depois, corte o que sobrou. Lixe e pronto!!!


Um pouco de paciência sempre é bem vinda, para cortar devagar e na marcação. Se errar, não se desespere!! Tente fazer uma curva, terminação ou adaptação para que o desenho continue legal.


Os planos para impressão estão disponíveis na página de planos (na parte superior do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário