Páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

Recortes - Foto personalizada

Resolvi fazer um plano para recortar na tico-tico, mas um plano diferente, que fosse personalizado, utilizei uma foto minha e da minha querida esposa.


Primeiro vem a arte, preparando a imagem para servir de plano de corte, alguns detalhes pequenos não foram reproduzidos:


Para o corte, ainda tem que mudar um pouco o plano, retirando os detalhes muito pequenos.

Utilizando compensado 4mm, fundo de lâmina de madeira, cor canela, o resultado foi bem interessante. 

Alguns detalhes, como a minha costas, não apareceu na foto e a textura da madeira também não ficou legal, deve ter sido o flash.



Gostei do resultado, da para reconhecer as pessoas envolvidas, pois os traços principais estão representados.

Se quiser uma personalizada entre em contato para conversarmos.

PS: Por favor, não reproduza as fotos aqui exposta, são de arquivo pessoal

Recortes - Cristo e Paisagem



Quadro Africa:
Adaptação do plano disponível, utilizei a espessura da lâmina para dar o efeito da sobreposição dos galhos/folhas na árvore (linhas na copa)
Compensado 4 mm, tingido cor canela na borda, com fundo em lâmina de madeira envernizada.
Ainda sem moldura


Quadro Cristo:
Compensado 4mm tingido cor mogno, fundo de MDF com imitação de madeira escura.
Ainda sem moldura, falta cortar o fundo no tamanho certo

Como é a primeira postagem sobre algum recorte vou ser mais detalhista sobre o processo.

Utilizei compensado de 4 mm, deixando margem para a futura moldura, lixei até grão 500.

Para colar o papel, utilizei cola branca em bastão. Geralmente, é recomendável usar a colar spray, sendo o preço bem mais elevado. Utilizar colar branca tradicional, além de deixar o papel molhado demais, demora a secar. A dica é sempre colocar a cola no papel, se colocar na madeira, vai ser bem difícil retirar o papel depois..

Depois de colado, fura-se todos os acessos para a passagem da lâmina. utilizei a marca Olson e Flying Dutchman #2/0 para os detalhes e #7 para o contorno e cortes retos. (tendo dificuldade em encontrar lâminas boas, essas, de qualidade internacional,  podem ser adquiridas na aba venda do blog)

Ao passar a lâmina, tem que prendê-la e ajustar a tensão e velocidade para o corte.

Quanto a velocidade, uso bem devagar, pois alem da madeira ser fina, gosto de ter bastante controle. A tensão na lâmina é muito importante, deixo bem tensionada, de forma que nao flexione durante o corte, mas tensionar demais, pode quebrar....estes são dois ajustes que varia de pessoa por pessoa. Eu, particulamente, gosto de muito tensionada e bem devagar.

A lâmina dura bem, se utilizar uma de boa qualidade, NÃO quebra fácil.

Feito isso, agora é recortar primeiro os detalhes menores, aqueles mais difíceis de fazer e onde o esforço na madeira será maior.

Depois, corte o que sobrou. Lixe e pronto!!!


Um pouco de paciência sempre é bem vinda, para cortar devagar e na marcação. Se errar, não se desespere!! Tente fazer uma curva, terminação ou adaptação para que o desenho continue legal.


Os planos para impressão estão disponíveis na página de planos (na parte superior do blog)

terça-feira, 1 de março de 2011

Mesa móvel para Serra de bancada

Muitos que começam nerta arte, apesar de terem um serra circular de bancada tem dificuldades em fazer cortes na medida certa, principalmente os transversais.

Existem alguns jigs que utilizam os sulcos da própria mesa da serra para servir de guia, mas o problema é consegui cortar o trilho na largura certa.

Fiz uma solução utilizando corrediça telescópica, que possibilita inclusive manter a coifa de proteção.


Apesar de eu não ter tirado fotos do processo, vou listar um passo a passo.


Posicione a serra toda abaixada, tendo a mesa livre.

Primeiro posicione a placa de eucatex de 3mm (utilize grampos), cuja extensão é toda a mesa da serra mais uma margem de cada lado (usei 2cm) para posicionar as barras laterais, utilizei cola para segurá-los, você ira usar essas barras para prender na mesa da serra, com grampos, como na foto acima. (obs. colei as barras na posição que ficariam, bem apertadas, aí nem preciso colocar os grampos, coloco mais por precaução)

Esta foto indica a placa que estou falando


Se você juntar um MDF de 9mm com eucatex de 3-4 mm (chamarei este conjunto de peça), dão 12-13 mm, espessura da barra telescópica.

Posicione e cole a peça central, cuidado com o alinhamento, utilize as bordas para orientar. Depois, posicione e cole as corrediças, apenas a base, a outra parte você deve prender na mesa que será móvel, (utilizei cola epoxi), repare que elas ficam mais a frente, pois na posição fechada é quando o que deveria ser cortado já foi. Veja a foto abaixo.


Coloquei mais duas peças nas laterais, para evitar inclinação lateral da própria corrediça.

Neste momento, você já pode levantar a serra e cortar uma parte deste tampão (rasgo central, que NÃO vai na extensão toda). Retire este jig que você fez, ligue a serra e o coloque, como se fosse umas peça a cortar, até ele ficar na posição, não irá cortar tudo.

Na mesa móvel, coloque uma viga em uma das extremidades e posicione as corrediças em baixo, no local apropriado. Eu utilizei compensado 18mm (era o que eu tinha, acabei perdendo profundidade, utilize de 10mm que é mais que o suficiente) e umas viga que tive que emendar, para dar uma altura maior. Aproveitei e coloquei um batente, pois fiz um rasgo para prender com parafuso (fiz com tico-tico).


Lembre de prender o sistema anti-kickback, para não prender mesa, não é necessário retirar a coifa. Repare no arame.



Eu gostei do resultado, ficou bem estável.


Qualquer dúvida, utilize o comentário ou mande email!!!!