Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Adaptação para Serra Tico tico de bancada

Em muitas marcas (Ferrari e Einhell, por exemplo), existe uma peça central na mesa, geralmente de plástico, que é muito flexível, dificultando bastante o corte de peças pequenas.



 Peça de plástico preta


Fiz uma adaptação que não altera (marca, fura etc) a máquina, ficou bem simples, fácil de fazer e robusta. Além de facilitar o corte de peças pequenas, aumenta a mesa para apoiar melhor as peças maiores.

Para fazer, basta um compensado ou mdf (utilizei compensado de 10mm, 35x45cm), algumas daquelas pecinhas de plástico para segurar fios, parafusos e uma furadeira.

Posicione o compensado no local que você quer colocar, marque e fure o local da para passar a lâmina. Depois, posicione e prenda com grampos





Por baixo, coloque as peças para prender, de forma que a peça de plástico fique tensionada, para poder ficar bem firme.



Faça pelo perímetro da mesa original, procurando colocar sempre em posições simétricas.


Pronto, já está pronto, assim, só há o furo para passar a serra, ficando a peça muito bem apoiada.



Agora você tem um apoio bem mais firme e melhor para se divertir...Bom proveito!!!

5 comentários:

  1. olá amigo parabéns linda maquina as laminas normais não se usa o adpitador pois já vem com os pinos p\ encaixe abraços !!

    ResponderExcluir
  2. Toninho! Muito obrigado. Mas sobre as lâminas, eu uso adaptador porque uso lâminas sem pino, importadas, por serem mais finas e resistentes, facilita muito o trabalho

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber onde encotrar essas pecinhas pois as que tenho são muito pequenas.
    parabens pela ideia!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Muito legal sua idéia e prentendo fazer na minha também ^^. Mas fica uma pergunta... a minha a lâmina fica muito "solta" ela enverga muito fácil e o corte sai torto. Já diminui a força quando empurro o material, já tentei colocar arruela entre o parafuso que segura a lâmina pra aumentar a "distância" tentando fazer com que a lâmina ficasse mais firme mas nada.. teria alguma dica a me dar? É que comprei a serra tico tico de bancada achando que ia ser TUDO de bom, mas com isto a cada dia me desanimo mais com ela por isto u.U Bem, se puder me responder agradeceria MUITO. Desde já agradeço a atenção e tenha uma ÓTIMA semana.

    ResponderExcluir
  5. Tive o mesmo problema quando comecei a utilizar a serra. é um problema mais que ajuste de tensão da lâmina, velocidade e, como você falou, força quando empurra. Com a prática você consegue dominar a serra. Sugiro que vc tensione bem a lâmina (qual vc está usando?) e use a velocidade da serra bem baixa.
    A lamina faz diferença, tem umas que dão menor controle, prefira as de mais dentes.
    Lembre que pra cortar reto, a peça deve ficar ligeiramente inclinada para um dos lados. Com treino vc pega o jeito.
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir